Atraves

Imagen de Abraco De Ferro

Abraco De Ferro

No ano 2000 aparecia, editado pola Associaçom Galega da Língua (AGAL), o Manual de Galego Científico, obra pioneira que oferecia orientaçom sobre a habilitaçom em galego da terminologia técnico-científica e abordava de modo didático os aspetos mais significativos da prosódia, morfologia e semántica (...)
Imagen de Breve História Do Reintegracionismo

Breve História Do Reintegracionismo

Escrever uma Breve Historia do Reintegracionismo não é uma tarefa simples. Desvendar as chaves desta estratégia linguística, constituída com o passar do tempo num autêntico movimento social, tem inumeráveis riscos derivados da falta de estudos, da ausência dum quadro metodológico adequado, ou da (...)
Imagen de Scórpio

Scórpio

Quem é o enigmático Scórpio? Quem é esse rapaz que cresce no Ferrol dos anos dez? Quem é esse brilhante estudante da Universidade de Santiago dos anos vinte? Quem é esse moço que embriaga de desejo as mulheres que conhece? Quem é esse novo poeta que escreve em galego? Quem é esse capitám (...)
Imagen de SOBRE A EUTANASIA. QUANDO DECIDIR QUE UMA MORTE É VITAL

SOBRE A EUTANASIA. QUANDO DECIDIR QUE UMA MORTE É VITAL

Se pensarmos na eutanásia, com certeza o primeiro que nos virá à cabeça será o debate relativamente à sua despenalização. Porém, a controvérsia à volta do tema deve inscrever-se, ou no mínimo contextualizar-se, noutra questão maior que remete para o significado original do termo, o bom morrer. (...)
Temas Portugués
Imagen de Confio-Te O Meu Corpo A Dramaturgia Pos-Dramatica

Confio-Te O Meu Corpo A Dramaturgia Pos-Dramatica

O logocentrismo, ou preponderância da palavra versus teatro, é um velho debate que afunde as raízes numa recusa do corpo, herdada das religiões, principalmente das monoteístas: recusa-se mostrar ou exibir o corpo em movimento e relativamente a outros corpos. Não é gratuito que, até não há muito (...)
Temas Portugués
Imagen de JOSE LUIS RODRIGUEZ, NOS TRILHOS DA LINGUA

JOSE LUIS RODRIGUEZ, NOS TRILHOS DA LINGUA

Para inaugurar o ano Carvalho Calero, a Através Editora não podia deixar passar a oportunidade de levar para o público interessado na sorte da língua galega estes depoimentos de um dos seus protagonistas mais significativos. Com efeito, entre Rodrigues Lapa e Carvalho Calero está José Luís (...)
1 2 Siguiente