Uma obra emocionante sobre corpo, sofrimento e consciência da morte como parte da estrutura da família.
A estreia em Portugal de uma das mais importantes vozes da literatura sul-americana.
Ela é uma astrofísica em crise, há anos presa a uma tese de doutoramento sobre buracos negros que não consegue terminar de escrever. Nos intervalos, dá aulas de Física para ganhar a vida, culpando-o pelo seu fracasso. Um dia deseja ficar doente, para poder obter uma licença e dedicar-se em exclusivo à sua tese. E adoece, verdadeiramente.
Ela vive com Ele, o seu marido, no país do presente, provavelmente os Estados Unidos. Para trás ficou o país do passado, provavelmente o Chile, marcado por uma ditadura militar violenta, pelas memórias de infância e pela história da sua família — Pai, Mãe, Primogénito, Madrasta, os Gémeos, todos eles ligados pelo fio condutor obsessivo do corpo e da doença. Ela percorre a estranha biografia familiar, uma genealogia de quadros clínicos, de sintomas e de diagnósticos, de males reais e imaginários, de medos, de perdas e de culpa, descobrindo a fragilidade e a ameaça de extinção comum: do infinitamente pequeno do organismo ao infinitamente grande do cosmos.
Os elogios da crítica:
«Sistema Nervoso é um emocionante livro sobre corpo, sofrimento e consciência da morte como parte da estrutura da família.»
El Cultural
«Sempre perturbadora, a escrita de Meruane eleva-se com o seu ajsute perfeito à língua.»
La Nación
«A prosa de Lina Meruane possui uma enorme força literária: emerge tanto de devastadores golpes de consciência, como do incompreensível e da dor.»
Roberto Bolaño